Páginas

sábado, 29 de dezembro de 2012

Horta do Apartamento - depois de 2 meses

Estamos cultivando uma horta na varanda de casa há 2 meses e temos consumido temperos frescos regularmente (majerição, cebolinha e alecrim, principalmente).

Para quem está na dúvida, o processo foi muito simples. Adquirimos as jardineiras (que eu prendi na parede com algumas mãos francesas) e usei alguns garrafões (destes de produto de limpeza) cortados (bem lavados) e furados embaixo para escorrer água.

Para cada cultura que desejar plantar, basta preparar um fundo (usamos argila expandida) apenas para segurar o substrato (para ele não vazar pelos furos dos vasos), adicionar o substrato (preferi usar substrato vegetal do que terra, pois achei mais limpo para lidar no apartamento).

3 tipos de manjerição - fica excelente no macarrão
Outra dica interessante, é usar mudas já semeadas (as plantinhas, não usar sementes), isso facilita e agiliza muito as coisas. Talvez pela falta de luminosidade na varanda, ou tempo para cuidar da semeadura, as plantas que tentei germinar não vingaram (apenas o cheiro verde vingou). Mas as que usei mudinhas, foram muito bem.

Comprei os materiais em casa de jardinagem (inclusive as mudas), o investimento monetário é baixo, mas é preciso muita dedicação (o que dá até uma certa satisfação). É preciso regar as plantas todo dia (até dá um agonia quando viajamos, hehehe). E a cada 2 semanas eu rego com adubo NPK,

Adubo (uso 1 tampinha para um balde de água a cada 14 dias)
Quem estiver interessado, pode seguir este vídeo que me ajudou bastante. O meu plano agora é colocar mais pés de cebolinha (apenas 2 plantas não estão dando conta do consumo) e semear hortelã.



Um cantinho verde na casa faz um bem danado!

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom!!!
Parabéns pela perseverança e pela iniciativa!