Páginas

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Pão Chinês - Mantou


Mantou caseiro feito pela mamãe

Olá pessoal,

Esse é o famoso pão chinês ou mantou (ou pão careca, segundo a minha namorada, hehe). Ele é basicamente feito de farinha, água e fermento e é cozido no vapor (por isso parece crú). A receita é fácil, mas a destreza para fazer nem tanto (mamãe que o diga, ela ainda esconde de mim alguns segredos do procedimento de misturar e crescer a massa, hehehe)


Agora vem uma variação interessante, esse é o Hwa Jien (ou enroladinho em forma de flor, hehehe). É a mesma massa, mas é um folhado de manteiga (ou óleo) e cebolinha.

Ambas as receitas são deliciosas quando acabam de sair da panela de vapor e cobertas com manteiga ou margarina.

Hwa Jien caseiro modelados por moi e minha irmã


É possível comprar mantou e hwa jien semi prontos e congelados nos mercados chineses (na Liberdade em São Paulo tem em todos) e basta aquecê-los na panela para vapor (ou cuscuzeiro) por 5 minutos.

Ou seguir uma das várias receitas disponíveis na net.

  • 1 Tablete (15g) de fermento biológico
  • 300ml Água morna ou leite
  • 1/2kg Farinha de trigo
  • 1 Colher de sopa de açúcar
  • 1 Colher de chá e sal
  • 1 Colher de sopa de óleo de milho
Dissolva o fermento biologico em água morna em uma tigela. Junte 2 a 3 colheres de sopa de farinha de trigo; misture e deixe descansar por 10 a 15min. Coloque o restante dos ingredientes da massa e sove bem. Corte em peças ou cozinhe inteiro, no vapor, em um cuscuzeiro. Sirva quente acompanhado de molhos ou manteiga.



Nenhum comentário: