Páginas

sábado, 27 de novembro de 2010

Adocica meu amor, adocica!!!! (Bolo de chocolate e amendoim + sorvetes exóticos)

Bolo de chocolate e amendoim + sorvete de cereja, jabuticaba e kiwi.
É amiguinhos..... titia Gabí estava sumida por conta de uma semana de trabalho escravo árduo, mas tudo bem...  Aproveitando o embalo de posts deliciosos do meu amado chinês, resolvi dar uma garimpada na net em busca de uma receita pra adocicar a minha vida.... -> Adocica meu amor.... adocica!!!
A receita foi praticamente toda modificada devido a escassez de ingredientes aqui em casa, somado a preguiça, dor na coluna, dor no braço direito, dor nos pés, nas pernas e ao calor infernal que faz nessa época do ano. Saudade do inverno, gente!!

Torçam para que no próximo post eu esteja menos rabugenta, velha e reclamona. Mil perdões, mas é que nessa época do ano, parece que todo mundo fica doido pelo clima pré-férias, pré-Natal (não o de gravidez), pré- décimo terceiro e por aí vai....

Voltando ao assunto da receita, esta exigia 4 ovos grandes e adivinhem.... titia só tinha UM!! Um único ovo solitário na geladeira, e ainda por cima, bem miúdo coitado, teve que dar conta da receita toda sozinho. Isso mesmo, usei um ovo só. Ficou bom viu?!

Vamos aos ingredientes que você vai precisar:

  • Cerca de 1 xícara de chocolate meio-amargo, picado
  • 1/2 xic. açúcar cristal
  • 2 colh. (sopa) de amendoim sem casca triturado
  • 1/8 colh. (chá) sal
  • 6 colh. (sopa) de manteiga sem sal em pedaços, ligeiramente amolecida
  • 4 ovos grandes, tirados direto da geladeira - Só usei 1!!!
  • 1 colh. (chá) extrato de baunilha
Modo de preparo:

- Posicione a grade na parte mais baixa do forno e pré-aqueça a 180ºC (parece estranho não assar o bolo no meio do forno, mas acredite na receita).

- Aqueça o chocolate em banho-maria até que esteja quase totalmente derretido. Remova do fogo e mexa com uma espátula para terminar de derretê-lo e transfira para a tigela da batedeira.


- Junte o açúcar, o amendoim e o sal ao chocolate, e bata por alguns segundos em velocidade baixa, com o batedor de arame de batedeira, só para misturar.

- Junte a manteiga e bata em velocidade média, até que esteja cremoso e homogêneo.  

- Junte os ovos, um a um, batendo em velocidade média-alta, por cerca de 2-3 minutos, até que a massa esteja clarinha e muito leve, com consistência de cobertura amanteigada de bolo. (Só usei um!!)

- Transfira para a forma, espalhando com uma espátula e alisando a superfície tanto quanto possível, e leve ao forno por 25-30 minutos, ou até que um palito inserido a 5cm da borda da forma saia limpo, e inserido no centro do bolo saia ainda com gruminhos de massa grudados. 

- Retire do forno e coloque em uma grade para esfriar, período durante o qual o bolo vai desinflar completamente e desgrudar das laterais da forma.

- Sirva de preferência quente.

- Melhor acompanhamento possível: sorvete.

Não era pra ficar com esses furinhos mas.....


.... ao desenformar, olha só que aspecto delicioso que ficou!!!


2 comentários:

jjlee disse...

vc vive me prometendo um bolinho.... hunf...

Gabí disse...

ain mor.... to treinando um monte pra surpreender vc ;-)