segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Um início de semana com almôndegas....

Humm...
Quando era pequena, aliás, pequena eu ainda sou, quando eu era mais nova, eu tinha uma frescura absurda pra comida. Não comia nada de muito colorido no prato (verduras e vegetais), nem nada muito temperado, nem nada muito exótico. Bem na verdade eu não tinha apetite, acho que eu podia ficar um dia todo sem comer e nem sentia fome, já hoje em dia......completamente diferente... hahah... 
Como podemos mudar TANTO né?

Comecei esse post assim, porque eu era super enjoada pra comer almôndegas. "Uii... mas o que é esse negócio colorido na carne?" ... "É cebola e tomate Gabriela".... "Não quero não".


Obviamente eu sempre acabava comendo, sem vontade, porque eu era obrigada (com toda razão).
Só lá pelos meus 12 anos de idade, comecei a comer como uma draga.. Foi algo assim... do dia para a noite,  a família ficou assustada.
A mãe fazia o que restava do almoço pra eu comer a noite, tipo: feijão, ensopado... tudo muito light... hehe
Aos poucos comecei a ter curiosidade por comidas mais diferentes, mas isso foi no meu tempo, sem imposições...


Hoje não sou tão draga como antes, mas meu paladar ficou MUITO mais democrático. 
Quando eu olho pra alguma comida diferente eu digo: "Quero experimentar".
Também sou conhecida entre os colegas da especialização como "Magali", eu realmente ACABO com a comida do coffee break, e ainda não satisfeita, levo alguns pães de queijo dentro do bolso do jaleco pra comer na clínica (ju-ro). Não repitam isso... hahaha


Então sem mais delongas, uma receita rápida de almôndegas que peguei (e adaptei) do site Muito Gostoso:


Ingredientes:

500g de carne moída
1 cebola média
1 pão francês sem casca
1 tomate
1/2 xícara de cebolinha e salsinha
2 colheres de chá de sal
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
Óleo para fritar

Almôndegas cruas enroladinhas

Almôndegas já fritando

Modo de preparo:

Prepare o pão: Com uma faquinha de serra retire a casca do pão francês e corte-o em cubinhos. Em um prato fundo, bata ligeiramente o ovo com um garfo e junte os cubinhos de pão para que amoleçam e reserve.
Prepare a cebola: Descasque e pique a cebola bem pequenininha e reserve.
Prepare as almôndegas: Numa tigela ponha a carne moída e tempere com o sal e a pimenta. Depois junte a cebola picadinha, a salsa e a cebolinha e o pão amolecido no ovo batido. Misture tudo muito bem até que forme uma massa bem ligada. Faça pequenas bolinhas.

DICA: É mais fácil modelar as almôndegas com as mãos úmidas, pois a massa de carne não gruda tão fácil.

Frite as almôndegas: Em uma panela funda ponha uma quantidade de óleo que cubra as almôndegas, deixe esquentar bem e só então coloque-as com cuidado com o auxílio de uma escumadeira para evitar queimaduras. Evite mexer nelas enquanto fritam, pois costumam se partir (como acontece com batatas fritas). Elas estarão prontas quando estiverem douradinhas, aí então, retire-as deixe escorrer em um prato forrado com papéis toalha. Sirva quente acompanhadas de ketchup.

DICA: Para verificar se o óleo já está na temperatura adequada, ponha um palito de fósforo dentro da panela. Ele irá ascender quando estiver bem quente, depois retire-o.



Bom apetite e bom início de semana para todos nós ;-)

Nenhum comentário: